quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Biografia de José Acaci

Foto: Feira de Livro e Quadrinhos da CIENTEC 2011
            



Vice-Presidente da Academia de Letras de Parnamirim/RN, José Acaci é professor, compositor, e poeta cordelista. Nascido em Macaíba/RN, herdou do pai, Chagas Ramalho, o dom e a paixão pela literatura de cordel, e da mãe, Dona Mariquinha, a sabedoria e a garra e para enfrentar as batalhas da vida sempre sorrindo.

O seu primeiro livro foi Histórias de Rio pequeno- Uma Viagem Poética sobre a História de Parnamirim”, Autor também dos CD’s Cordas e Cordéis e “Do Cordel à Embolada” e de mais de sessenta folhetos de literatura de cordel, Acaci lança agora a segunda edição de Conselhos Pra Juventude.

Desde 2006 o poeta trabalha no projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula, que é aplicado em Escolas Municipais do Município de Parnamirim, no qual ele leva o incentivo à leitura, o estudo e a valorização do meio ambiente, o conhecimento da cultura nordestina, e a importância dos valores humanos e sociais através da literatura de cordel.

Semestralmente participa da Semana BNB de Oficinas Culturais. Projeto que leva às cidades do interior do Rio Grande do Norte, oficinas de Teatro, Rádio, Vídeo, Fotografia, Produção de Projetos e Literatura de Cordel. O projeto já foi aplicado nas cidades de Santa Cruz do Inharé, Sítio Novo, Parnamirim, Angicos e Caiçara do Norte.

Acaci é Membro da SPVA _ Sociedade dos Poetas Vivos a Afins do RN, e pela sua contribuição à cultura potiguar, já recebeu muitas homenagens de escolas públicas do RN, do SESC/RN e da Aliança Francesa, além dos títulos:

Mérito Cultural Luiz da Câmara Cascudo, concedido pela Academia Caxambuense de Letras/MG;

Mérito Poético Olegário Mariano, pela Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores e,

Consul Poeta Del Mundo, pela Organização Internacional Poetas Del Mundo, com sede no Chile.


Acaci é um apaixonado pela arte, que sonha com uma educação de resultados e uma sociedade mais justa e consciente dos seus deveres e responsabilidades com o futuro do lugar onde vive.

4 comentários:

  1. SINTO-ME FELIZ E HONRADA EM TÊ-LO COMO AMIGO E PARCEIRO NA DISSEMINAÇÃO DA NOSSA TÃO PRECIOSA CULTURA. SOMOS EDUCADORES E SABEMOS DA NOSSA RESPONSABILIDADE E DA NECESSIDADE DE INSTIGARMOS AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS A LEREM,CONHECEREM E VALORIZAREM A NOSSA TERRA, NOSSOS COSTUMES E NOSSA CULTURA. PROSSIGAMOS AMIGO!
    PARABÉNS PELO BLOG! TENHO CERTEZA QUE SERÁ BASTANTE VISITADO E SERÁ REFERENCIA TRATANDO-SE DE LITERATURA DE CORDEL.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Acaci!!!!!!!!!!!!!
    Vejo que aos poucos estais dominando a tecnologia...
    Estou muito feliz por este Espaço do Cordel qie voce acaba de criar. Como já sabes, sou sua fã e admiro sua competência, não só como cordelista, também como professor, etc.
    O pouco que sei de cordel, aprendi com você.
    Obrigado e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Acaci,

    Lagoa de Pedras terá a honra de recebê-lo! Os professores com certeza irão gostar bastante de seu trabalho e de sua contribuição.

    Edineide Almeida
    Sec Educação Lagoa de Pedras

    ResponderExcluir
  4. Teremos a horra de le recebe na escola municipal prof ivanira paisinho sala7B va la faze este projeto

    ResponderExcluir