sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM PASSEIO DE SAUDADE NAS RUAS DE MACAÍBA


         Um dos belos momentos do Show de Lançamento do Livro Conselhos Pra Juventude, que aconteceu no dia 01/02/12 em Macaíba, foi a apresentação da poesia Um Passeio de Saudade nas Ruas de Macaíba, de minha autoria. Depois do show muitas pessoas me pediram para que eu publicasse o texto, então, aqui vai: 

NAS RUAS DE MACAÍBA

Se hoje sinto saudade
dos meus tempos de criança,
logo me vem à lembrança,
Macaíba, meu torrão.
E sinto com emoção
que mesmo estando à distância,
guardo as marcas da infância,
dentro do meu coração.

E quando a saudade aperta,
que eu sinto que já não dá,
vez em quando eu volto lá,
e me pego caminhando.
E quando estou passeando,
olhando cada janela,
vejo um cinema na tela
e o meu passado passando.

Quando passo em Macaíba
sinto-me realizado.
Cada passo do passado
vai passando no compasso.
Eu relembro cada traço
marcado em minha memória,
e um pouco da minha história,
em cada espaço que passo.

Vejo as fachadas das casas,
as banquinhas de picado,
o cinema e o mercado,
a igreja e o coreto.
Ao passado me remeto.
que até escuto a muvuca
do bilhar e do sinuca
lá no bar do gato preto.

A primeira professora
eu nunca vou esquecer,
sempre vou lhe agradecer
por tudo que sou e sei.
E a escola onde estudei
minha primeira lição,
que me deu a direção
pra chegar onde cheguei.

 Domingo depois da missa
tinha passeio na praça,
um sorriso e uma graça,
um olhar e uma piscada.
Tinha moça espevitada,
doida por um namorado,
e rapaz todo animado,
querendo uma namorada.

O Pax Clube lotado
nas festas de domingueiras,
e a moças namoradeiras
no meio do fuzuê.
O meu olho ainda vê,
eu sentado na mureta,
mutretando uma mutreta
pra entrar no suarê.

Passear em Macaíba
é encontrar o abrigo
do abraço do amigo
que ficou aqui guardado.
Meu olho fica molhado
e a saudade não se encerra,
quando revejo minha terra
e relembro meu passado.
                           José Acaci

     Aproveito para  fazer um pedido aos conterrâneos Macaibenses: Se você tem fotos antigas que possam ser possam servir para compor as imagens citadas neste poema,  e for de sua boa vontade cedê-las, por favor entre em contato comigo. 
joseacaci@hotmail.com
(84) 99519873 (claro)     














Nenhum comentário:

Postar um comentário