quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Livro: Conselhos pra Juventude

Foto: Capa do livro


DEPOIMENTO DE OZANY GOMES


“A humanização é a salvação da humanidade”, foram as palavras proferidas por Edgar Morin para um numeroso público de acadêmicos em uma palestra realizada em 2010, na UFRN, Campus de Natal.  Estas palavras, frutos de uma análise aguçada da real situação em que vivemos, como o saudoso Paulo Freire pregava em suas teorias, fizeram-me refletir o quanto é importante para educadores e artistas engajarem-se nessa perspectiva humanizadora, pois é através da educação e da arte em todas as suas vertentes, que poderá haver uma sensibilização nesse sentido.
Quando li o livro “CONSELHOS PRA JUVENTUDE”, do professor e poeta José Acaci, vi que o caminho a ser trilhado em busca da conscientização dos jovens nas questões ligadas a humanização da sociedade estava sendo ladrilhado, não por pedras de brilhantes, mas por palavras poéticas cheias de bons conselhos, que chegarão com muito carinho aos corações de todos.
Segundo o Poeta Carlos Magno, o que pode ser visto nos poemas de Acaci são “palavras se plasmando num entrelace de amor a cultura popular”.  Ressalto que, além do seu imenso amor a cultura, ele também estabelece um compromisso precioso com a educação dos jovens, que como bem disse o Jornalista e Professor Iran Marrocos, “[...]são o presente e a mola que ampara e amacia os passos do futuro”.
E como diz os versos: “Não deixe pro fim da vida aquela palavra amiga”, não poderia deixar de falar que o mais novo filho literário, “CONSELHOS PRA JUNVENTUDE”, do grande poeta e educador José Acaci é uma obra de inestimável valor didático para todos os professores, que assim como ele, preocupam-se em ajudar na disseminação da cultura, dos bons valores e principalmente, da humanização.

Ozany Gomes
Professora, membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN.

Um comentário:

  1. OLÁ AMIGO! ESSES CONSELHOS PARA A JUVENTUDE SÃO MARAVILHOSOS COM A TUA SIMPLICIDADE E INSPIRAÇÃO, ALÉM DA EXPERIÊNCIA DE EDUCADOR POSSIBILITARAM ESSA CONSTRUÇÃO POÉTICA: " SE DROGA FOSSE BOA,NÃO TERIA ESSE NOME..."tÁ NA BOCA DO POVO! APLAUSOS!!!

    ResponderExcluir