PROJETO O USO DO CORDEL NA
SALA DE AULA
1 – HISTÓRICO
José Acaci Rodrigues é funcionário da Secretaria
Municipal de Educação de Parnamirim desde 1992. Ao longo da sua vida
profissional o professor e poeta cordelista sempre iniciava suas aulas de matemática
de maneira lúdica e prazerosa, com músicas, recitações de poesias ou leituras de
folhetos de cordéis. A grande aceitação dos alunos fez com que a diretora da
Escola Municipal Manoel Ferreira, Sra. Francisca Francineuda, passasse a
convidá-lo a fazer aberturas de reuniões de pais e mestres, e de reuniões
administrativas, tocando seu violão, cantando e recitando poesias. Em alguns desses
eventos estavam presentes técnicos da Secretaria, que fizeram o nome do poeta chegar até a Secretária de Educação, Sra. Francisca
Delmira. Depois da secretária assistir a uma apresentação do poeta, na Escola
Municipal Jussier Santos, resolveu, inicialmente, convidá-lo para visitar
outras escolas e, em seguida, para fazer aberturas de eventos da Secretaria,
até que, no ano 2005, o grande número de convites passou a atrapalhar o seu desempenho
como professor de matemática. Diante da
grave situação da qualidade da leitura em turmas de 5º ano, José Acaci apresentou à Secretaria de Educação o projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula.
Apresentação de José Acaci aos Alunos da Esc. Mun. Professora Enedina
O projeto teve início em 2006 , nas
Escolas Municipais Professora Enedina, no Bairro Vale do Sol e na Escola
Municipal Augusto Severo, no Centro da cidade, e desde então já foi
aplicado em dezenove escolas do
município. O projeto tem como principal objetivo o incentivo à leitura, porém
paralelamente os alunos estudam o cordel em relação a sua estrutura
(Quantidade de estrofes por página) e o seu enredo (A qualidade da
informação, que pode ser histórica, fictícia, informativa, política, etc.),
buscando formar um leitor de cordel que seja capaz de identificar métrica
(a quantidade de sílabas poéticas de cada estrofe), rima (observar se o
autor usa a rima verdadeira ou a rima aparente) e estilo (se o cordel
está escrito em quadra, sextilha ou setilha),k e oficinas de xilogravuras, além de trazer conhecimentos sobre
os mais variados temas, incluindo um estudo sobre a história do município de
Parnamirim.
. Oficinas de Xilogravura
Durante o curso o aluno tem contato com
a cultura popular nordestina, valorizando as raízes do folclore e a música da
nossa terra, como as músicas de Elino Julião, Luiz Gonzaga, João do Vale e
Jackson do Pandeiro, os trava-línguas, as advinhas, os contos e as lendas da
cultura potiguar. Os alunos têm o privilégio de conhecer as várias formas de se
escrever um cordel, considerando o estilo, ou seja, se o cordel está escrito em
estrofes de quadras, sextilhas, setilhas ou décimas, e se o cordel está na
métrica e rima perfeitas.
Amostra dos trabalhos produzidos pelos alunos
Alunos da Esc. Mun. José Fernandes
Nos últimos anos a literatura de cordel
tornou-se uma ferramenta de incentivo à leitura e um importante caminho para a
aprendizagem e tem se mostrado viva e ativa. A valorização dessa literatura veio
aproximar os alunos às letras, e o uso da literatura de cordel na sala de aula passou a ser uma ferramenta
cada vez mais necessária e acessível em função do seu preço baixo e de sua
qualidade literária, que chama a atenção por mostrar enredos interessantes,
divertidos e educativos. Durante a execução do projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula, temas como Aquecimento Global, O
desastre do Rio Potengi, Ética, Cidadania, Respeito ao Colega, Conscientização ao não uso de drogas, A História da Cidade
de Parnamirim, etc. são estudados, musicados, cantados e/ou desenhados num
processo prazeroso e construtivo.
Capa de Cordel Trabalhado em Sala de Aula
Livro com coletânea de poesias trabalhadas no projeto.
Ganhador do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, Edição Patativa do Assaré.
Entre os anos 2009 a 2011 o projeto atendeu
o Sistema Municipal de Ensino conforme tabela abaixo:
ANO
|
Nº DE ESCOLAS
|
Nº DE ALUNOS ATENDIDOS
|
2009
|
04
|
140
|
2010
|
05
|
175
|
2011
|
04
|
140
|
TOTAL
|
13
|
455
|
2 – OBJETIVOS:
Utilizar a literatura de cordel
como instrumento de estímulo à leitura e à escrita;
Utilizar a literatura de cordel
como instrumento pedagógico acessível para que os educandos tenham conscientização
dos recursos naturais diretamente associados à cidade de Parnamirim e da
história de seu município de forma lúdica e prazerosa.
Incentivar o estudo da construção
de versos com uso da métrica poética, como quadra, sextilha, setilha, quadrão,
décima, etc;
Incentivar a utilização da
literatura de cordel como recurso pedagógico acessível para discussão de temas
como: discriminação racial, consciência ambiental, combate à violência, etc.
O conhecimento do cordel como
arte, fonte de diversão e divulgação da cultura popular;
Apresentação dos Alunos no Circo da Cultura durante a
Semana do Meio Ambiente 2010
3 ─ PÚBLICO ALVO
Após
efetuado um estudo das necessidades da Secretaria Municipal de Educação em
relação às necessidades das Escolas Municipais para determinar quais escolas
estão mais necessitadas de ações e projetos pedagógicos, foram escolhidas as
escolas citadas nos quadros abaixo:
EXPECTATIVA
PARA 2012.
ANO
|
Nº DE ESCOLAS
|
Nº DE ALUNOS ATENDIDOS
|
2012
|
04
|
283
|
DISTRIBUIÇÃO POR ESCOLAS/2012
ESCOLA
|
QUANTIDADE
DE ALUNOS
|
Esc.
Mun. Cícero Melo
|
38
|
Esc.
Mun. Iris de Almeida
|
35
|
Esc.
Mun. Luzanira
|
35
|
Esc.
Mun. Irene Soares
|
35
|
TOTAL
|
283
|
É
relevante lembrar que essas tabelas enumeram somente os alunos atendidos
diretamente pela visitação do professor José Acaci, e que as outras turmas das
escolas que recebem o projeto também recebem ações através de visitas e
apresentações dos trabalhos feitos em sala de aula, fazendo com que o projeto
se estenda a toda à escola e fazendo com que o total de alunos atendidos seja
da ordem dos milhares.
A Partir de 2009 a finalização do projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula passou a contecer no Auditório da Escola Municipal Augusto Severo, no Centro de Parnamirim. Na finalização acontece o lançamento de cordéis produzidos pelos alunos, e eles sobem ao palco para apresentar suas poesias e também para cantar músicas do cancioneiro nordestino.
Finalização do projeto - Apresentação da Esc. Mun. Neilsa Figueiredo/2009Finalização do Projeto em 2010.
pesquisando sobre o cordel em sala de aula,encontrei esta linda e relevante proposta de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirProf.José Acaci
ResponderExcluirParabéns pela reportagem no Portal...Trabalho realizado com dedicação só pode gerar maravilhosos resultados...Nossas crianças agradecem♥
Parabens pela iniciativa, pelo trabalho e como disse a senhora aqui de cima, um trabalho realizado com dedicacao soh pode gerar maravilhos resultados...
ResponderExcluirParabens!
Desde a primeira vez que vi e ouvi Acaci, me encantei. Pela criatividade, alegria e riqueza do seu trabalho. Acaci é um patrimônio a ser cada dia mais expandido entre nossas crianças e nossos jovens. Ele espalha cultura aonde quer que vá.
ResponderExcluirParabéns, Acaci! Principalmente, por essa humildade do seu coração.
Parabéns Professor, o mundo que foi ampliado através de seu trabalho serão árvores do amanhã.
ResponderExcluirAtt. Sayonara Brasil
www.sayonaradobrasil.blogspot.com