terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CULMINÂNCIA DO PROJETO "O USO DO CORDEL NA SALA DE AULA - 2011"

A Finalização do Projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula aconteceu no dia 12 de dezembro de 2011, no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, em Parnamirim/RN. O Projeto, de iniciativa do poeta cordelista José Acaci, iniciou em 2006 e já passou por 18 escolas levando aos alunos de quinto ano o ensino dos vários estilos de escrita da literatura de cordel, a rima correta, a continuidade dos versos, a leitura dos clássicos do cordel e a música nordestina de raiz, incentivando os alunos a conhecer e apreciar a nossa cultura e, principalmente, despertando o prazer pela leitura e a criação de estrofes de cordel. No ano 2011 o projeto esteve nas escolas municipais: Prefeito Augusto Nunes, Professora Auzelina de Sena, Professor Limírio Cardoso, e Emérito Nestor Lima.

Vejam algumas fotos.





Alunos da Escola Municipal Limírio Cardoso apresentando seus cordéis e poesias.








Alunos da Escola Municipal Prefeito Augusto Nunes apresentando suas poesias.












Alunos da Escola Municipal Limírio Cardoso apresentando músicas e poesias.









Professora Waldirene na plateia









Professor Cícero na plateia











A dupla Maçã e Maturi dando um show de embolada para a meninada.



O poeta cordelista José Acaci Agradecendo a participação da Secretaria de Educação, dos professores, alunos e todos os que colaboraram para que o Projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula tivesse o êxito que que tem, ajudando a diminuir os índices de analfabetismo, incentivando a leitura e levando cultura e alegria para essa meninada.

2 comentários:

  1. Parabéns Acaci pela iniciativa desse projeto. É uma forma de aprendizado diferente e uma maneira de fazer com que as pessoas, através dos alunos e professores, passem a valorizar mais a arte do cordel.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Amigo, incrível José Acaci:
    Bom dia seeempre! É um privilégio ter conhecido você e, em seguida, tomado conhecimento do seu imenso talento e criatividade.
    Toda a sua trajetória artística, cultural e docente mostra versatilidade e grande amor pela cultura, especialmente a chamada "popular".
    Que Deus lhe conceda a graça de continuar a nos brindar com suas obras que tanto têm ajudado a todos nós a entender a sua sensibilidade, principalmente no que se refere à educação (literalmente) dos jovens, nosso precioso celeiro.
    Envio-lhe fraternal e reconhecido abraço, com votos de muita saúde, paz, com extensão para a sua bela família.
    Seus amigos Rubens & Malu

    ResponderExcluir